4 Coisas que sabemos sobre a depressão resistente a tratamento

Para muitas pessoas que enfrentam um transtorno depressivo maior (que inclui diferentes tipos de depressão que persistem por pelo menos duas semanas), os antidepressivos podem desempenhar um papel inestimável para ajudar a aliviar os sintomas, permitindo que eles retomem a vida. Eles gostaram uma vez. Mas para aqueles que enfrentam um tipo chamado depressão resistente ao tratamento (DRT), os medicamentos padrão geralmente fornecem alívio mínimo ou inexistente.

Esse distúrbio não é incomum: até um terço dos adultos com depressão maior enfrenta sintomas (como um sentimento de tristeza que persiste, distúrbios do sono, pouca energia e pensamentos sobre morte ou suicídio) que não respondem ao tratamento.

“Embora existam algumas divergências sobre como definir a depressão resistente ao tratamento, geralmente se considera que um paciente a tem, se ele não respondeu às doses apropriadas de dois antidepressivos diferentes fornecidos por um período de tempo suficiente, que geralmente é de seis semanas”.

Embora ainda haja muito a aprender, muitos avanços recentes e promissores lançam uma nova luz sobre como entender e gerenciar a DRT. Para o mês da saúde mental , reconhecido durante o mês de maio, apresentamos quatro razões pelas quais podem haver novas esperanças para as pessoas que vivem com o transtorno há muito tempo.

Um.

Sua idade, sexo e estado de saúde podem aumentar o risco de sofrer de depressão resistente ao tratamento.

Não há como prever com certeza quais pessoas que sofrem de depressão não responderão ao tratamento, mas os pesquisadores observaram que certas populações são mais vulneráveis ​​que outras. Mulheres e idosos , por exemplo, parecem sofrer de DRT em porcentagens mais altas por razões que podem ser tanto biológicas quanto psicológicas. Pessoas que sofrem de ataques recorrentes graves ou frequentes de depressão também parecem ser mais suscetíveis.

A saúde geral de uma pessoa com depressão também pode afetar.

“Pacientes com depressão que têm algumas doenças médicas (como doenças da tireóide ou dor crônica) estão expostos a um risco maior de DRT”.

Outras condições associadas à DRT incluem abuso de substâncias e distúrbios alimentares e do sono , que têm o potencial de aumentar a probabilidade de você resistir ao tratamento com antidepressivos.

Dois.

A depressão pode ter causas que ainda não entendemos, e esse pode ser o motivo pelo qual os antidepressivos não funcionam em todas as pessoas.

Embora a biologia da depressão continue sendo um mistério, a teoria mais popular é que ela é causada por baixos níveis de neurotransmissores, como serotonina e noradrenalina, no cérebro. Esses neurotransmissores estão associados a sentimentos de felicidade e bem-estar. Mas pesquisas recentes sugerem que esses neurotransmissores podem não ser os únicos responsáveis. Consequentemente, antidepressivos que trabalham para aumentar os níveis de serotonina e noradrenalina podem não ser um tratamento que funcione em todos os casos.

“Uma das teorias mais modernas é que a depressão cria inflamação no cérebro, ou que a inflamação no cérebro causa depressão”. “Os antidepressivos tradicionais têm efeito apenas nos neurotransmissores. Portanto, essa pode ser a razão pela qual alguns pacientes não respondem a eles. ”

Independentemente de saber se isso é verdade ou não, o que sabemos é que não há solução garantida para o problema, o que pode ser frustrante para os pacientes e seus entes queridos.

Apesar disso, muitas pessoas tem tido resultado com um medicamento natural chamado Captril, inclusive pessoas que sofrem de DRT e isto pode ser uma luz no final do túnel.

Três

Existem métodos estabelecidos para controlar a depressão resistente ao tratamento.

Embora as palavras “resistente ao tratamento” possam parecer sinônimo de “desesperança”, a realidade é que existem ferramentas para ajudar as pessoas com DRT. Um estudo publicado em 2012 na revista Patient Preference and Adherence identificou cinco estratégias principais de tratamento (otimização, mudança, combinação, aumento e terapias somáticas) que os psiquiatras podem usar para criar um plano personalizado para os pacientes.

A otimização, por exemplo, significa que “algumas pessoas com DRT podem se beneficiar simplesmente se derem mais tempo aos seus antidepressivos para produzir efeitos ou se tomarem uma dose mais alta”, diz o Dr. Papp.

Para outras pessoas, mudar para uma classe diferente de antidepressivos ou adicionar um antidepressivo ao tratamento atual para uma abordagem combinada pode levar a uma remissão. Por sua vez, o aumento pode envolver o uso de medicamentos desenvolvidos para outros fins, mas que foram aprovados para o tratamento da DRT.

Existem também terapias somáticas (sem medicamentos) que incluem estimulação magnética transcraniana, que tem como alvo células nervosas da região do cérebro envolvidas no controle e depressão do humor e terapia eletroconvulsiva (ECT), que induz alterações na química cerebral para ajudar a reverter os sintomas da DRT.

Quatro

Há novas pesquisas sendo realizadas sobre depressão resistente ao tratamento.

Atualmente, alguns cientistas estão conduzindo ensaios clínicos de um composto que poderia ajudar pessoas com DRT, porque ele atuaria no cérebro de maneiras diferentes dos antidepressivos.

Esse é o objetivo,desenvolver inovações que possam gerar um impacto real nos pacientes, atendendo a uma necessidade que não é atendida.